Existem inúmeras abordagens (linhas filosóficas), cientificamente validadas, onde algumas são mais indicadas a determinados problemas ou transtornos.
Existem inúmeras abordagens (linhas filosóficas), cientificamente validadas, onde algumas são mais indicadas a determinados problemas ou transtornos.
Atua para identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais, que comprometem o bem estar, felicidade e produtividade do paciente. Tem como objetivo, substituir comportamentos sabotadores, por novos, positivos e funcionais; através do autoconhecimento e aprendizado de novas habilidades sociais.
Durante o processo terapêutico, o paciente é encorajado a analisar seus pensamentos e emoções. O tratamento avança de acordo com a aquisição de uma nova consciência emocional, que fará com que o paciente interaja com os outros, sendo mais assertivo e capaz de lidar e expressar seus sentimentos.
É uma abordagem prática e dinâmica, adequada a um individuo ou grupo. Utiliza a dramatização como seu principal instrumento para reviver cenas e “dramas”, como forma de exploração da psique humana e seus vínculos emocionais. Visa à catarse e o desenvolvimento da espontaneidade existencial nas interações do paciente em sua vida.
Os principais objetivos dessa abordagem são: restaurar os potenciais de espontaneidade e criatividade nos pacientes, desenvolver a percepção sobre si mesmo, o outro e o mundo, incentivar a atuação adequada em seus diversos papéis e torna-lo autor, diretor e ator de sua própria vida.
É um tratamento focal e de curto prazo. Trabalha com tempo e objetivos pré-definidos. Frequentemente indicado àqueles que vivem uma crise emocional aguda e que necessitam de intervenção imediata para estabilizar o paciente, para que siga vivendo mais adaptado a sua realidade.